A Villa Triacca Eco Pousada está localizada à margem da BR 251, no km 07, sentido Brasília-Unaí (MG), a aproximadamente 50 km da ponte JK. A pousada fica no PAD-DF (Programa de Assentamento Dirigido do DF), implantado em 1977 e que se tornou modelo bem sucedido de reforma agrária no Brasil.

 

Na época, 22 famílias do sul do país (a Triacca é uma delas) foram selecionadas para cultivar as terras do Cerrado brasileiro, até então improdutivo. Os pioneiros enfrentaram dificuldades imensas para fazer com que, depois de 30 anos, o lugar fosse considerado um grande celeiro agrícola, com utilização de tecnologia de ponta e a prática de agricultura de precisão.

A fazenda tem uma área de 300 hectares e destaca-se por ser uma das poucas no Distrito Federal a ter os 20% de Reserva Legal e APP (Áreas de Preservação Permanente) conservados.

É uma propriedade produtiva, com alta tecnologia e diversificada. No setor de cereais, em 210 hectares – 80 irrigados por pivô central – produz soja, milho, trigo, feijão e sorgo. Tudo em sistema de Plantio Direto, técnica conservacionista na qual o Brasil é referência no mundo inteiro atualmente. Também estão implantadas duas granjas, uma de suínos e outra de aves de postura.