EVENTOS  E A REGIÃO

A região do PAD-DF, fica num cantinho do Distrito Federal, mas é belíssima e tem atrativos peculiares, além de ser a que atinge as mais altas produtividades de cereais do país, ser a mais diversificada, também tem eventos importantes, e todos ficam a 5 minutos(de carro) da pousada:

AGROBRASÍLIA

A AGROBRASÍLIA é uma das maiores feiras de tecnologias agrícolas e negócios do Brasil. Atraiu quase 80 mil visitantes em 2012 e movimentou R$ 400 milhões. Máquinas, implementos agrícolas, veículos, insumos, palestras, áreas demonstrativas de plantio de várias culturas, floricultura, artesanato e rotas tecnológicas para a agricultura familiar são alguns dos atrativos. Realizada anualmente no mês de maio, tem entrada franca.

BAILE DO CHOPP 

Música alemã, comidas típicas, chopp gelado e um clima de total confraternização. O Baile do Chopp do CTG Sinuelo da Saudade, realizado desde o ano 2000 no mês de maio, reúne a comunidade de descendentes alemães da região e admiradores da cultura germânica. Mais de 1.200 litros da bebida são consumidos em média na noite do evento.

SEMANA FARROUPILHA

A festa mais tradicional da cultura gaúcha movimenta o PAD-DF entre os dias 13 e 20 de setembro de cada ano desde 1982. Cada edição da Semana Farroupilha homenageia um pioneiro da colonização da região. Uma grande cavalgada é feita no dia da abertura, realizada sempre na casa do homenageado da vez, onde é acesa a Chama Crioula. Durante os outros seis dias, música nativista, poesias, danças tradicionais e provas campeiras animam as atividades no CTG Sinuelo da Saudade. Um grande baile com conjuntos do Sul e do local coroam os festejos, além da Missa Crioula ao domingo. A Semana Farroupilha do PAD-DF faz parte do calendário oficial de eventos do Governo do Distrito Federal.

RODEIO CRIOULO 

O Rodeio Crioulo do CTG Sinuelo da Saudade faz parte do circuito oficial de eventos da Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central (FTG-PC), que reúne Centros de Tradições Gaúchas do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins. Muitos campeiros do Sul do país prestigiam a festa. Realizado desde 1991, o rodeio conta com provas de laço comprido, rédeas, chasque e gineteada. Bailes no salão principal da entidade e no Rancho da Água Benta, na área de acampamento do Parque de Rodeio Filipe Cenci Malinski, animam os laçadores e visitantes. O rodeio é realizado, geralmente, no mês de julho. 

NOITE ITALIANA 

Vinho, massa, polenta, salame e muita música típica da Itália. Esses são os ingredientes da Noite Italiana realizada pela comunidade do PAD-DF e a Igreja Nossa Senhora Aparecida em conjunto com a Paróquia Santa Rita de Cássia, de Planaltina-DF. Criada em 2011, a festa teve os ingressos esgotados com antecedência e foi sucesso total. É uma noite de confraternização dos muitos imigrantes sulistas com descendência italiana e dos simpatizantes com a cultura daquele país europeu. O evento é realizado no mês de junho.

FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA 

O dia 12 de outubro é celebrado no PAD-DF com muita fé, devoção e festa. Em homenagem ao dia da padroeira do Brasil e da igreja local, Nossa Senhora Aparecida, a comunidade organiza um grande Costelão. Centenas de pessoas participam do almoço de comemoração, antecedido por uma bela missa e animado por música sertaneja e gaúcha.

atrativos-eventos